07 dezembro 2010

O prefeito Chico Marques ainda não disse a que veio diz Monte Filho

                                                                          Entrevista


Conversaremos a seguir, com o professor universitário, Monte Filho, ex-diretor do hospital Municipal Leonidas Melo(Barras-PI)


Professor Monte Filho

Lider Diário- Professor Monte filho, mais de cinquenta prestadores de serviços do hospital Leonidas Melo entraram em greve  há uma semana, pois estão há quatro meses sem receber salários. Como o Sr. analisa a greve ?

Monte Filho- Vejo com tristeza o fato de o governo do Estado não estar repassando ao hospital, os recursos que o mesmo tem direito. É um crime o que o governo do Estado está fazendo com o hospital de Barras.  Não é favor, bondade, do governo do Estado fazer o repasse, pois o dinheiro é do governo federal e não pode ser retido. Agora, eu acredito que o hospital vai contornar a crise e cuidar para que a mesma não se repita.

Lider Diário- O  ex-secretário estadual da saúde, deputado Assis Carvalho, disse que  a crise do hospital de Barras é provocada por má gestão, como o Sr. analisa essa declaração

Monte Filho- Por uma questão legal, eu não vou dizer o conceito que eu tenho dele Assis Carvalho. Talvez ele  entenda de má gestão, ele foi um desastre como secretário, foi bom pra ele, que foi eleito  deputado estadual e federal. Ele era um homem simples, cobrador do Armazém Paraiba. Será  que ele é outro Tiririca ?

Lider Diário- Na sua opinião, não  foi bom para Barras a municipalização do hospital ?

Monte Filho- Não era para o ex-prefeito Manin Rego ter recebido o hospital, a prefeitura não tem condição  de arcar  com toda a estrutura do mesmo.  Agora, não existe milagre, qualquer um que assumir a sua direcão, ou tem dinheiro ou o  entrega para o Estado.

Lider Diário-  Segundo consta, o governo do Estado não recebe nenhum dos hospitais que foram municipalizados, o que fazer ?

Monte Filho- Não é assim. Se o Estado não quer receber, faz-se uma mesa redonda com o Ministério público, prefeitura, justica, até encontrar a saida.

Lider Diário- Porque o Sr. acha que não era para Manin Rego ter recebido o hospital ?

Monte Filho- Porque eu sou contra a ingerência politica em casas de saúde, que precisam  estar acima das cores partidárias. Infelismente em Barras, não se respira outra coisa a não ser politica. Um  dos defeitos da sociedade local, é não saber separar a politica da vida social, administrativa, profissional. Todo mundo em Barras tem  fome por politica, quer ser vereador, prefeito.  Será que é realmente por amor a Barras ? para trabalhar pelo municipio ? Eu queria que os cargos eletivos fossem sem remuneracão, aí eu queria ver se eles iriam continuar com esse desespero para ingressar na vida pública.
Lider Diário- Por falar em politica, como o Sr, está vendo Barras, administrativamente ?

Monte Filho- A adminstração Chico Marques,  está muito timida, ele ainda não disse a que veio. Quero inclusive pedir que ele desminta a população, que está falando mau dele. Ele tem que fazer com que o povo não sinta vontade que ele saia, e quando sair, sinta saúdade. Que o mesmo faça  parte da história de Barras, mas por méritos próprios, ainda falta ele fazer muita coisa para fazer parte da história de Barras.

Lider Diário- Barras está festejando a sua padroeira, N.S.da Conceição, o que o Sr. está achando do festejo desse ano ?

Monte Filho- Em qualquer lugar, um festejo tem uma importancia muito grande, como veiculo da fé, da oração,  onde os filhos da terra se encontram. Agora, eu tenho pena da organizaão. No quadro  da matriz, a distribuicão das barracas parece o feirão de Caruaru, isso é feio, empobrece o festejo, não atrai o turista. Já que Barras não cria, deve ao menos imitar, o festejo de Campo Maior, por exemplo.

Lider Diário- Estamos nos aproximando do Natal, qual a sua mensagem ?

Monte Filho- Eu amo Barras e o seu povo.  Que no  Natal, possamos refletir, fazer um balanço, continuar o que foi bom e não repetir  o que foi ruim. Que o homem possa se encontrar consigo mesmo, com a sociedade.
                                     Lider Diário- 94570847

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Destaques