A seguir, conversaremos com o jovem Vicente Neto, presidente do grupo Brigada Jovem de Barras.
Vicente Neto concedendo entrevista na Rádio Popular F.M. Barras.
Lider Diário- Vicente Neto, o que é a Brigada Jovem e qual a sua finalidade ?
Vicente Neto- A Brigada Jovem é uma entidade representativa da sociedade jovem de Barras. Em meados do mês de março do corrente ano, iniciamos as reuniões de estratérgias politicas de visitas a zona rural, apoiando e pedindo apoio ao então candidato Joaquim Lucas, tendo como vice a vereadora Lina Gonçalves. A mesma nos deu e continua dando total apoio e sempre cedeu como ainda cede, as dependências do STTRB, para as reuniões do grupo.
Lider Diário- Quando, onde e por quém o grupo foi criado ?
Vicente Neto- O grupo não foi especificamente planejado, só então no mês de abril desse ano, devido a união e perseverança do mesmo, é que optamos por batizá-lo de Brigada Jovem. O mesmo não possui criador especifico e nem local.
Lider Diário- Como a brigada Jovem analisa a atual politica feita em Barras ?
Vicente Neto- Com muito pesar. Por saber que um dia minha Barras tenha recebido a alcunha de "Terra dos Governadores", e hoje encontra-se no descaso e ao relento, como se fosse culpada, ou sendo condenada a ter que engolir uma bucha de laranja podre, que vai lhe causar uma grande indigestão, a ponto de a mesma ter que ir parar na UTI.
Lider Diário- Na época da sua criação, qual era a principal finalidade ?
Vicente Neto- A principal finalidade era politica. Hoje, atuamos nas áreas, social, politica e cultutal, contra a opressão, a injustiça, a desigualdade, e lutamos para construirmos uma democracia ampla, em especial no nosso municipio.
Lider Diário- Quantos menbros a mesma possui ?
Vicente Neto- Dispomos de mais de 150 jovens, espalhados em ambas as zonas do municipio. A diretoria é composta de 13 membros. Nos reunimos mensalmente no auditório do STTRB, pois ainda não temos a nossa sede própria.
Lider Diário- Os seus objetivos têm sido alcançados ?
Vicente Neto- Sim. Recentemente elaboramos um projeto de lei que visa a criação do Conselho Municipal de prevenção as drogas, qe foi apresentado pela vereadora Lina na Câmara Municipal de Barras. O mesmo foi aprovado por unanimidade. Mas infelismente essa lei ainda não foi sancionada pelo o atual prefeito. Conseguimos movimentar a população barrense para o caso Vaniele, conclamando a cidade para um bingo beneficiente, onde conseguimos o máximo possivel de recursos financeiro. A mesma encontra-se em recuperação. Também conseguimos resolver o problema de abastecimento d'água nos assentamentos, Currais, Saúva e Baixa Fria, zona rural.
Lider Diário- A Brigada Jovem é um movimento legal, ou pode ser sufocado a qualquer hora, pelas autoridades, por exemplo ?
Vicente Neto- Por estarmos a pouco tempo atuando, só depois da eleição suplementar, é que decidimos legalizá-lá. encontra-se em cartório toda a documentação necessária para tornar- se legalmente e de fato um grupo registrado. E daí, passar a ser realmente uma classe representativa da população jovem do nosso municipio. A mesma não deverá ser sufocada ou coagida, nem mesmo extinta, pois costumamos sempre medir a altura, largura e profunddade, sobre tudo da politica partidarista e imoral de Barras, bem como as nossas próprias ações.
Lider Diário- Como a Brigada Jovem vê Barras, administrativamente ?
Vicente Neto- Administração quer dizer: gerência de negócios, próprios, alheios, ou politicos. Barras, adminsitrativamente, tem se esquecido dos seus próprios problemas e adminsitrado os alheios, em particular, os do atual gestor.
Lider Diário- Como analisa a atuação da Câmara Municipal /
Vicente Neto- Passiva e conivente com toda forma de improbidade administrativa que se instalou em Barras nos últimos oitos anos.
Lider Diário- Criticar uma administração pública ou privada, é fácil, a Brigada Jovem quando critica, aponta a solução, ou simplesmente critica ?
Vicente Neto- Basta fazer o histórico desses poucos meses de existência da Brigada Jovem e comparar, pois sempre falamos daquilo que temos conhecimento. Vemos o antes, o durante e o depois, apontando sempre após uma critica, uma solução construtiva, por exemplo, o caso Vaniele.
Lider Diário- Caso você fosse prefeito de Barras, como acha que estartia atuando ?
Vicente Neto- Tenho em mente que um gestor do executivo, seja um empregado onde o patrão é o povo. Assim como um empregado deve prestar um serviço de qualidade, com responsabilidade e sobre tudo com transparência, Eu também faria.
Lider Diário- Qual a sua avaliação sobre a gestão da presidente do STTRB, Lina Gonçalves ?
Vicente Neto- Positiva. Pois eu conheci o STTRB bem antes da mesma assumí-lo como presidente, e vi a decadência e o oprimismo reinarem. Diferente de hoje, que vemos a expontaneidade, a expansão e principalmente a libertação dos programas sindicais. Antes existentes, porém não difusos.
Lider Diário- Como você analisa a cassação do mandato do ex-prefeito Manin Rego ?
Vicente Neto- De forma positiva, pois renasce a esperança de que a justiça do nosso país possa funcionar de fato, principalmente se tratando de questões que envolvam a classe politica, pois antes, as leis eram passivas.
Lider Diário- O fato de você ser evangélico não lhe causa desconforto, ao liderar um grupo rebelde, revolucionário ?
Vicente Neto- Nenhum. Não vejo e não aceitaria que se cometesse algum tipo de rebelião no âmbito mais alto do seu real significado, contra qualquer esfera, politica, social, cultutural ,ou religiosa. Pessoalmente, vejo a palavra rebeldia como uma recusa a obdecer a autoridade legitima, e o grupo não se submete a tal. Revolucionários, sim, no mais amplo sentido da palavra, pois procuramos inovar, trazer uma nova metodologia politica e sócio cultutural, para a formação de uma conscientização jovem, sem rebeldia e obdecendo as normas e regras, tal como as leis predomoinantes na nossa esfera global. por eu ser evangélico, procuro repassar como lider do grupo, as palavras descritas na Biblia. (MT 22:36-39)
Lider Diário- 94570847. Obs: estamos concluindo o portal de noticias, Juarez Santos.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário